Pular para o conteúdo principal

Os evangélicos devem se envolver em política?

Eleições, Política, Evangélicos

Os Cristãos que se consideram evangélicos devem se envolver em política?

Essa é uma pergunta antiga mas que até hoje gera muitas discussões a partir de pontos de vista distintos, principalmente nesta época de eleições no Brasil. Para os evangélicos mais tradicionais e conservadores há um grande receio de que seus pastores acabem sucumbindo em meio as tentações do poder, haja vista que o Brasil é um dos países que lidera o ranking da corrupção política no mundo e, como já houve casos de acusações de corrupção contra políticos evangélicos. Por outro lado, há muitos evangélicos que defendem a participação ativa na política, tendo como justificativa a defesa dos interesses da sociedade cristã baseada nos preceitos bíblicos.

Mas o que as escrituras sagradas relatam a respeito deste tema? Será mesmo que o servo de Deus não deve se envolver em política? Há quem cite o Salmo 1:  "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Em contrapartida há também outros de citam o exemplo de José, filho de Israel que foi governador do Egito, para defender a participação evangélica no âmbito político.

Em meio há tantas opiniões adversas o eleitor evangélico acaba obtendo mais dúvidas e não fornecendo a atenção devida à esta questão. Eleger o poder público é algo muito importante para o país e para o destino da sociedade, seja ela cristã ou não. É muito importante ter em mente que enquanto o Senhor Jesus não voltar para nos buscar, todos estarão sob a governança de quem for eleito, então o eleitor não pode se deixar influenciar por qualquer opinião que seja, seja elas vindas de dentro do seu credo religioso ou não. Eleger um candidato evangélico ou que se diz evangélico só pelo seu discurso religioso não é algo inteligente, pois hoje a pessoa pode estar firme na fé e amanhã pode não estar mais e assim, deixar de cumprir aquilo que prometera.


 "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.  Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." 1 Coríntios 10:12-13
 É importante conhecer bem o seu candidato, saber do seu perfil, sua história de vida e o mais importante é saber quais são suas propostas e o que ele já fez pela sociedade antes de entrar para política?

A sociedade contemporânea está passando por uma fase que alguns estudiosos chamam de "Choque Cultural", as grandes lacunas que haviam entre determinados grupos da sociedade se dissiparam ou reduziram e consequentemente ficou mais difícil distinguir "quem é quem" nestes dias sombrios. Não seja influenciado e nem guarde suas dúvidas na gaveta, afinal o senhor falou: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" Oséias 4:6


Não tente trocar seu voto por uma morada no céu, como faziam o povo na época das vendas de indulgências.

Autor: Janderson Silva
Leia também: Textos Bíblicos sobre Política

Trechos bíblicos: Bíblia Online
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

Salmos 1:1
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

Salmos 1:1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de linguagem na Bíblia

(Imagem: Introdução Bíblica ) Homilética Em teologia, Homilética, é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública. » Figuras de linguagem encontradas na Bíblia Sagrada 1. Símile - Estabelece um termo de comparação entre dois elementos através de uma qualidade. 1. Salmos 2:9b; 1:3; 102:6 2. Isaías 1:8; 57:20 3. Provérbios 25:11 4. II Pedro 2:17 5. I Pedro 1:24 2. Metáfora - Consiste quando um objeto é assemelhado ao outro. 1. Gênesis 49:9 2. Salmos 71:3; 84:11; 23:1 3. João 15:1; 10:9; 6:51;14:6 4. Mateus 5:13,14; 6:22; 26:26 5. Isaías 40:6 3. Alegoria - É uma seqüência de metáfora 1. Salmos 80:8-15 2. João 10: 1-18 3. João 6:51-65 4. Isaías 5: 1-7 4. Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada sob a forma de uma narração relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. 1. Lucas 18: 1-7 2. Mateus 13: 3-8 3. Mateus 13: 24-30 4. Lucas 18: 10-14 5. Antr

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos. Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados. Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista J ESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21 A ARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1 A ARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1 A AREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8 A ASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35 A ASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34 A AVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15 A AZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13 A AZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6 A BA Hebraico:: Pai, Mc 14.36 A BA Hebraico:: Me

Pr Luiz Antônio tem Revelação do Vôo 3054 da TAM

Amados, esta semana eu assisti um testemunho muito forte de um grande homem de Deus, que pôde comtemplar uma Revelação Divina, a qual ele era arrebatado para um local maravilhoso e de lá ele via dezenas de pessoas mortas sendo levadas para um local escuro e ele estava lá, mas subindo em direção a um lugar tranquilo. O pastor Luiz Antônio estava tendo uma revelação sobre sua partida e como seria, tempos depois o Vôo 3054 da TAM sofre um acidente impressionante no qual o Pastor Antônio estava presente como na sua revelação Para que vocês possam entender melhor o Testemunho de Revelação leiam um resumo da reportagem sobre o acidente: O voo TAM 3054 foi uma linha aérea de passageiros que ligava as cidades brasileiras de Porto Alegre e São Paulo. Tornou-se conhecido pelo voo do dia 17 de julho de 2007, operado pela aeronave Airbus A320-233, prefixo PR-MBK, da companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, que escapou da pista durante o pouso em São Paulo, chocando-se contra um prédio situado nas p